top of page

Uma Jornada

além da Física.

A metafísica é um dos ramos mais antigos e complexos da filosofia. Ela se dedica a investigar a natureza fundamental da realidade, indo além do que é perceptível pelos sentidos e pelos métodos científicos. Em outras palavras, a metafísica busca responder às grandes questões sobre a existência.

Abaixo, obras do Filósofo Isaac A. P. Nicolau disponíveis em PDF para download.

A Cornucopia.jpg
Livro2B.jpg
Tomando Tomas.jpg
Fundamentos.jpg
Espinosa.jpg
Linguagem.jpg
Ensaios.jpg
Escoto.jpg

A Cornucópia

Autor: Isaac A. P. Nicolau

Esta obra reúne alguns dos aforismos do autor que, em sua temática, passam pela metafísica, estética, política, liberdade, felicidade, angústia, etc., sempre com um toque de pessimismo filosófico.

Com efeito, tem-se uma obra fragmentada que, não obstante, no final, apresenta um conteúdo uno e conciso.

Observação: esta obra é uma introdução ao pensamento do autor.

Afeto, Vínculo e Representação

Autor: Isaac A. P. Nicolau

Esta obra tem por finalidade expressar uma teoria do relacionamento universal, denominada teoria da dialética relacional pelo autor. Ou seja: a presente obra é uma tentativa de explicar como nos relacionamos com as diferentes faixas de realidade: por afeto, vínculo e repre-sentação.

Tomando Tomás

Autor: Isaac A. P. Nicolau

“Viso, com a presente obra, tecer comentários ao opúsculo tomista intitulado, em latim, De ente et essentia, pelo que proponho-me a refutar certos aspectos do tomismo e a elucidar certos aspectos da doutrina amorista”.

Fundamentos de Metafísica

Autor: Isaac A. P. Nicolau

"A presente obra tem por objetivo desenvolver os fundamentos de uma metafísica substancialmente concreta, denominada amorismo pelo autor. Ou seja: a obra que você ora lerá tem a pretensão de elaborar fundamentos de metafísica, como patenteia o título, e estabelecer bases concretas para a formação da doutrina amorista pretendida pelo autor".

Espiando Espinosa

Autor: Isaac A. P. Nicolau

"Esta obra tem por finalidade tecer comentários concernentes a augustíssima Ética de Espinosa, patenteando seus pormenores e, que se acresça a isso, esmiuçando, mediante os conceitos spinozistas, a doutrina amorista, de modo que, ao findar da presente obra, o leitor tenha um melhor discernimento sobre as transfigurações que ocorrem em Deus, i.e., na Natureza”.

Por Uma Linguagem Metafísica

Autor: Isaac A. P. Nicolau

“Esta obra tem por finalidade desenvolver uma exegese da linguagem, denominada por uma linguagem metafísica pelo autor. Ou seja: a presente obra propõe-se a formular uma linguagem cujos limites sejam definidos pelos limites subjetivos do mundo”.

“Entendo por queda o pecado original, que não é senão a inserção primeira de ideias inadequadas no intelecto infinito da substância mediante o erro do demiurgo (ou: do nosso criador); mas por redenção entendo o retorno da completude de ideias adequadas do mesmo intelecto infinito do qual falamos na definição anterior, o que dar-se-á mediante a recons-tituição do demiurgo (ou: do criador caído) e, por conseguinte, o livramento das almas coagidas pelo princípio de manifestação. Com efeito, a obra que o leitor ora lerá tem por intento último auxiliar o autor e o leitor a render suas almas e a do seu criador (ou: do demiurgo), estabelecendo, com isso, a concórdia da qual falava Pico Della Mirandola”.

"Com esta obra, pretende-se expor certos aspectos da filosofia escotista, ao mesmo tempo que se pretende revelar certos pensamentos da doutrina amorista, com comentários pontualíssimos às proposições que Escoto coloca na obra cujo título é Lectura, Livro 1, Distinção 2, Parte 1, Questão 1: Opera Omnia".

Rua Matheus Tarzia, 4-25 | Bauru/SP

Todos os direitos reservados

  • LinkedIn
  • Instagram
Satirn Grey.png

© 2024 por Artividade. Orgulhosamente criado com Wix.com

Artividade CGI e Design | Archviz, render.

bottom of page